O Diabetes é uma das doenças mais comuns, atingindo cerca de 10% da população brasileira. Esta patologia é responsável por 60% de todas as amputações das extremidades inferiores. Além disso, constata-se que 85% dessas amputações relacionadas ao diabetes são precedidas de uma ulceração nos pés (lesão nos tecidos), que pode ser prevenida se tratada adequadamente. Nestes pacientes, o menor machucado pode infeccionar muito rapidamente e evoluir facilmente para um caso grave de gangrena.

A presença de diabetes mal controlado, associado a outros fatores de risco (colesterol alto, hipertensão, insuficiência renal crônica, tabagismo, ateroesclerose) leva ao entupimento das artérias das pernas, após algum tempo, prejudicando a circulação sanguínea e aumentando substancialmente a chance de uma amputação de membro inferior.

Importante salientar, que cerca de metade dos doentes não sabem que são portadores do problema e o risco que estão sujeitos sem um controle adequado dos níveis de açúcar no sangue.