A doença arterial periférica ocorre devido ao estreitamento ou obstrução das artérias. Estes vasos, são responsáveis por levar o sangue e nutrir as extremidades como braços e pernas.
A causa mais comum desta doença é a aterosclerose, acúmulo de placas de gordura na parede dos vasos. Outros fatores de risco são a hipertensão (pressão arterial elevada), tabagismo, diabetes mellitus, obesidade, estilo de vida inativo, a idade, história familiar de doença circulatória, doença renal e idade avançada.
O principal sintoma é a dificuldade para caminhar manifestando dor na panturrilha que some depois de alguns minutos de repouso. Nos casos mais avançados pode ocorrer dor nas pernas mesmo quando em repouso, alteração na coloração da pele, redução na temperatura das pernas e aparecimento de feridas nos pés pela falta de circulação.
O tratamento para esta patologia pode ser feito com medicação nos casos mais leves e nas situações mais severas será indicado a terapia cirúrgica.
O procedimento cirúrgico pode ser realizado com cirurgias de revascularização de membros inferiores com pontes de safena ou enxerto, ou mais recentemente com terapia endovascular (angioplastia e implante de stents).